1. Água: Ajuda a eliminar os detritos alimentares, hidrata a cavidade oral e contém flúor, que reforça a resistência do esmalte.
2. Alimentos crus: vegetais, frutos e outros alimentos de dureza elevada, obrigam a forças de mastigação importantes na preservação da saúde dos tecidos de suporte dos dentes.
3. Alimentos ricos em Vitamina D: este é o elemento fundamental para a fixação do cálcio no nosso organismo, muito importante para a saúde dos ossos que suportam os dentes. Ovos, atum e lacticínios são ricos nesta vitamina, mas a forma mais eficaz de a adquirir é a exposição, moderada, aos raios solares.
4. Pastilhas sem açúcar: contém um adoçante natural, o xilitol, provado ser um componente com capacidade para inibir o crescimento de bactérias causadoras da cárie.
5. Legumes de folha escura: espinafres, couve, rúcula etc, possuem componentes que não são metabolizados pela placa bacteriana, uma vez que são pobres em hidratos de carbono fermentáveis, reduzindo desta forma a formação de tártaro.
6. Queijo: No queijo há uma proteína chamada caseína, que, juntamente com o cálcio e o fósforo presentes nos lácteos, auxilia na reparação do esmalte dentário.
7: Morango: é rico em ácido málico, um adstringente natural que ajuda a apagar as manchas dos dentes. Ainda possui vitamina C, que auxilia na formação do colageneo, no fortalecimento da gengiva e na eliminação da placa bacteriana.
8. Leguminosas: Milho, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, entre outros são ricos em fósforo, um nutriente responsável por unir o cálcio a fim de tornar os dentes e os ossos mais densos.
9. Frutos secos: Produzem óleos que auxiliam na formação de uma película sobre os dentes, o que impede a fixação das bactérias.
10. Gorduras: Assim como as castanhas e nozes, as gorduras formam uma película sobre o dente que evita a instalação de cáries.