244 541 506 / 962 748 567

Marinha Grande

Seg - Sex: 09h30 - 13h00 / 14h00 - 20h00      Sáb: 09h30 - 13h00 / 14h00 - 17h30      Dom: Encerrado

Artigos

Consulta dentária durante a gravidez. Tudo o que precisa de saber.

O acompanhamento odontológico durante a gravidez é importante para manter a saúde oral da mãe e garantir que o bebé nasça com saúde. Sabe que a falta de acompanhamento pode causar danos no feto?

Ao longo deste artigo, vamos esclarecer todas estas dúvidas e explicamos o que é o acompanhamento pré-natal odontológico, a sua importância para a saúde oral da mãe e do bebé, e os cuidados que a grávida deve ter.

1. O que é o pré-natal odontológico?

O pré-natal odontológico ou consulta da grávida é um acompanhamento que a grávida faz com o dentista para evitar problemas de saúde oral. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças. Este acompanhamento também serve para o dentista orientar a futura mãe sobre os cuidados com a amamentação e com a saúde bucal do bebé.

2. Qual a importância deste acompanhamento?

Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças, como infecções nas gengivas e cáries. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde oral da mãe influencia diretamente na saúde do bebé. Apesar desse acompanhamento ser tão importante, muitas vezes as grávidas não têm noção de que devem ir ao dentista durante o período de gravidez.

3. Vantagens do pré-natal odontológico

● Evitar partos prematuros

● Melhorar a saúde oral da mãe

● Deixar a gravidez mais saudável e tranquila

4. Quando deve começar o acompanhamento com o dentista?

A grávida deve marcar a consulta com o odontopediatra no segundo trimestre da gravidez, entre as 14 e 20 semanas, esta fase é a recomendada. O primeiro trimestre, ou seja até há 13 semanas, é a fase mais crítica da gravidez, porque é um período no qual a mulher sente muitas náuseas e enjoos e, por isso, ela pode se sentir desconfortável na hora da consulta. O último trimestre, a partir das 21 semanas, também não é o período ideal, pois, nessa fase, a barriga está muito grande e a futura mãe pode se sentir desconfortável na cadeira do dentista.

Conclusão

Em suma, recomendamos que marque a sua consulta de pré-natal durante a fase aconselhada, se a condição financeira for um problema, informe-se sobre os cheques dentista, que é um apoio do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral do Ministério da Saúde. Mantenha a sua saúde oral em dia durante a gravidez, mas não se esqueça que é importante também ter atenção à fase pós parto, pois há um risco acrescido de desenvolver problemas orais.

 

 

Partilha