244 541 506 / 962 748 567

Marinha Grande

Seg - Sex: 09h30 - 13h00 / 14h00 - 20h00      Sáb: 09h30 - 13h00 / 14h00 - 17h30      Dom: Encerrado

Artigos

Qual é a quantidade certa de pasta de dentes que deve usar?

A pasta de dentes é um produto de uso diário e faz parte da nossa higiene oral. É um “escudo” contra as cáries e uma ótima ferramenta de combate à placa bacteriana.

A quantidade certa deste produto pode ser um aliado para o seu sorriso perfeito e evita problemas acrescidos.

Saiba qual a quantidade certa que os dentistas recomendam para cada fase da vida do paciente.

Quantidade de pasta de dentes para cada idade:

Colocar bastante pasta de dentes não é um sinónimo de boa higiene. Abusar deste produto pode trazer muitos problemas para sua saúde oral.

Recomendação:

  • < 2 anos o equivalente a ½ grão de arroz
  • 2 a 5 anos o equivalente a 1 grão de arroz
  • 6 anos o equivalente a 1 grão de ervilha

Um estudo realizado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças revelou que quase 40% das crianças (dos 3 aos 6 anos) usavam mais pasta de dentes do que o recomendado.

Porque deve respeitar o limite de pasta de dentes?

O excesso de pasta de dentes cria a falsa sensação de limpeza e consequentemente, tende a diminuir o tempo de escovagem (que deve ser em média de 2 minutos). Portanto, fica mais fácil a formação de placas bacterianas, cáries e outras complicações. A quantidade adequada é desenvolvida pelos fabricantes do produto para garantir tanto a limpeza quanto a proteção dos dentes. Desse modo, independente do tamanho da escova, a quantidade deve seguir a indicação de cada produto. Sobretudo, se existe uma quantidade máxima de flúor recomendado para cada idade, de forma a evitar as complicações causadas também pelo excesso.

Conclusão

Estar atento à quantidade de pasta de dentes é fundamental para que se realize uma higiene oral adequada. Não se esqueça que a escovagem deve ser sempre acompanhada pelo uso de fio dentário e todos estes cuidados devem ser complementados com consultas periódicas ao dentista.

Partilha