O branqueamento dentário consiste na aplicação de agentes clareadores sobre a superfície do esmalte, promovendo uma alteração da sua cor para um tom mais claro. A substancia aplicada é, na grande maioria das vezes o peróxido de hidrogénio ou o peroxido de carbamida que, através de reações químicas especificas, tornam os hidrocarbonetos presentes na superfície do esmalte incolores o que, por consequência resulta num aspeto de branqueamento do dente.
O branqueamento dentário pode ser realizado em dentes vitais ou dentes desvitalizados, ainda que a técnica de aplicação seja diferente em ambos os casos.
Na dente.com realizamos dois tipo de branqueamento:
Branqueamento em consultório
São utilizadas concentrações mais latas dos produtos de branqueamento, o que diminui o tempo de aplicação/tratamento. A vantagem desta técnica de branqueamento é a rapidez com que se obtêm os resultados terapêuticos, geralmente em uma ou duas consultas de 30 a 90 minutos. Como desvantagem apresenta-se uma maior sensibilidade pós-operatória quando comparada aos branqueamentos realizados em ambulatório.
Branqueamento em ambulatório
É realizado em casa, pelo paciente, através da aplicação do agente branqueador em moldeiras individuais que retém o produto e o mantém em contacto com a superfície do esmalte durante algumas horas. Apesar dos resultados demorarem alguns dias a estar otimizados, é um tratamento de baixo custo biológico, causando pouca ou nenhuma sensibilidade dentária e resultados muito satisfatórios.