244 541 506 / 962 748 567

Marinha Grande

Seg - Sex: 09h30 - 13h00 / 14h00 - 20h00      Sáb: 09h30 - 13h00 / 14h00 - 17h30      Dom: Encerrado

Dentisteria

É a área da medicina dentária que se dedica à reconstrução de tecido dentário perdido devido a cáries, fraturas ou outros problemas estruturais e anatómicos dos dentes. Através de materiais restauradores, é possível realizar a reconstrução de dentes, recuperando a sua forma, cor (estética) e a sua anatomia (função). Um dos maiores avanços da medicina dentária moderna, foi a aquisição da capacidade de adesão de materiais ao dente. Esta descoberta, e os seus avanços, veio permitir a execução de tratamentos tais como selantes, coroas cerâmicas, facetas em porcelana/cerâmica, restaurações em resina, adesão de overlays (restaurações em cerâmica), entre muitos outros difíceis ou impossíveis de realizar há alguns anos atras.

A aplicação clínica das técnicas adesivas e dos materiais restauradores, sustentada por bases científicas, e a Reabilitação Oral com recurso a técnicas adesivas tem proporcionado excelentes resultados estéticos aliados à máxima preservação de estrutura dentária, sendo cada vez mais uma primeira escolha para a reabilitação biológica e funcional dos elementos dentários.
Existem vários métodos de adesão e materiais restauradores, que se diferenciam em termos de resistência, estética e estabilidade, devendo ser o médico dentista a indicar qual o tipo de restauração indicada para cada caso clínico.

Na dente.com, realizamos todos os tipos de restaurações adesivas: restaurações em resina composta, facetas cerâmicas, coroas cerâmicas, pontes cerâmicas sobre dentes, overlays, onlays, trabalhando com vários sistemas e técnicas adesivas, materiais de restauração de elevada qualidade e em parceria com laboratórios dentários de topo em Portugal.

Restaurações diretas em resina composta

É o tipo de restauração mais executado em consultório dentário, e consiste na adesão direta do material restaurador (uma resina), sobre a zona do dente afetada ou em falta. Indicada para restaurações de pequena dimensão, é de técnica simples e custo reduzido, quando comparada a restaurações realizadas em laboratório. Os materiais utilizados apresentam uma resistência e estabilidade moderada, sendo a sua substituição necessária com alguma frequência. O desenvolvimento científico das resinas compostas, confere hoje a estes materiais um grande potencial estético e funcional, com resultados bastantes satisfatórios que vão, na grande maioria dos casos, ao encontro das expectativas dos pacientes.

Restaurações indiretas em cerâmica – Overlays e Inlays

São chamadas de overlays ou inlays. São igualmente fragmentos de material restaurador que substitui partes do dente perdido, porém, ao invés de serem realizadas pelo médico dentista diretamente sobre o dente, são confecionadas em laboratório. São vários os materiais que podem usados neste tipo de restauração, porém o mais comum é a cerâmica, material mais resistente do que a resinas composta. Por esta razão, as restaurações indiretas em cerâmica estas indicadas em casos em que a perda de dente é extensa.
Para confecionar o overlay, é feita a preparação do dente/cavidade, é feita uma moldagem da zona a restaurar e retirados fotográficos e de cor. Esse molde serve de base para, em laboratório, ser confecionada a peça cerâmica que vai ser cimentada ao dente. A adesão dos overlays/inlays, é realizada seguindo um rigoroso protoloco, onde são utilizados inúmeros instrumentos e materiais. Uma vez aderida a restauração cerâmica, o dente recupera o tecido dentário perdido, assemelhando-se na perfeição ao dente natural, dado que estes materiais apresentam características óticas de cor e opacidade muito semelhantes aos dentes naturais e a cor é totalmente personalizada e escolhida meticulosamente.

Coroas cerâmicas

As cerâmicas são compostos inorgânicos de elementos metálicos e não metálicos, têm na sua composição vidros de sílica e feldspato aos quais são adicionados pigmentos e opacificadores. É o material de substituição dentária com maior potencial estético.

As coroas cerâmicas são elementos de substituição integral da coroa do dente. São confecionadas quando existe a perda total (ou quase) da coroa do dente e apenas existe uma raiz, sobre a qual é possível suportar uma nova coroa. Preveem uma preparação cuidadosa da estrutura de dente remanescente e reforço da raiz com meios mecânicos (espigões) que vão dar suporte físico à nova coroa.

Podem ser realizados de forma individual, ou em conjunto como suporte de pontes cerâmicas, onde é possível reabilitar mais do que um dente.

Facetas dentárias

A Faceta dentária consiste na substituição da porção visível do esmalte por uma capa de cerâmica muito fina unida à superfície dentária, através de um avançado sistema adesivo, oferecendo elevadas propriedades estéticas, semelhantes aos dentes naturais. Ou seja o objetivo da faceta, é substituir o esmalte defeituoso, perdido, danificado ou com alterações de cor e forma, por um esmalte “artificial” de aparência saudável.

A colocação de facetas dentárias está indicada nos setores anteriores, em situações de comprometimento estético e funcional, em que se pretende um maior preservação da estrutura dentária, dado que o desgaste do dente é muito leve ou praticamente nulo, quando comparado á colocação de coroas.

A colocação de facetas melhora significativamente a resistência mecânica e recuperam a cor e forma e rigidez original do dente.

Sabendo o valor do sorriso na expressão facial, o centro de todas as emoções, a estética dentária assume, cada vez mais, um papel fundamental. Na impossibilidade de possuir naturalmente um sorriso bonito, a reabilitação com facetas cerâmicas constitui uma opção de enorme valor, pois os materiais em que são confecionadas permitem difusão e transmissão de luz, características de cor, e possibilidade de formas com um comportamento ótico muito semelhante ao dente naturais: são ajustadas ao dente na perfeição, pelo que são absolutamente impercetíveis.

Para a realização de facetas, é feito um estudo cuidadoso que passa por registos fotográficos, scanner 3d dos dentes, planificação em software das facetas. Esta planificação é sobreposta às fotografias dos pacientes para que possam validar a forma e cor, e é feito um ensaio em boca com uma estrutura de acrílico, que o paciente pode usar durante alguns dias para verificar se gosta do resultado. Uma vez definida a forma final das facetas, o laboratório passa à sua produção. São depois cimentadas ao dente seguindo um rigoroso protocolo de adesão.
A sua durabilidade e adesão são eficientes e apresentam alta resistência à fratura.

Faça o seu pedido de consulta de avaliação