A especialidade de oclusão, define-se como a área da medicina dentária que estuda a relação entre maxilares, superior e inferior, a relação de contacto entre os dentes e a relação das estruturas orais com as estruturas faciais (ossos, músculos, articulações, etc).
Em situações em que ocorrem distúrbios ou alterações nos contactos dentários, podem ocorrer consequências a nível da ATM (articulação temporo mandibular), dores musculares, bloqueios dos maxilares, estalidos, dor e dificuldade mastigatória, etc. Como consequência o paciente passa a sofrer de distúrbios temporo mandibulates (DTM) è por isso fundamental diagnosticar problemas de oclusão de forma precoce, a fim de evitar desenvolvimento de doença eéconsequências de maior para as estruturas faciais.
As DTM (disfunções temporomandibulares) são alterações patológicas relacionadas com a articulação temporomandibular (ATM), que articula o crânio e a mandíbula, podendo ser tanto da parte muscular mastigatória, ligamentar e nervosa, na região buco-facial ou cervical. Pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, dores na região do ouvido, ruídos articulares (estalos), zumbidos no ouvido, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. De etiologia ainda não definida é, no entanto, multifactorial, e acredita-se que o stress seja o principal fator que desencadeia uma DTM, para além de hábitos parafuncionais como o bruxismo, traumas na região da cabeça e pescoço, má postura e má oclusão.
Na dente.com, realizamos os seguintes tratamentos que visam tratamento e prevenção de problemas de oclusão.