Ortodontia preventiva:
Baseia-se num conceito de acompanhamento da criança desde a erupção do primeiro dente, ainda em bebé, na fase de amamentação, e durante toda a infância até à troca completa dos dentes de leite, com o propósito de avaliar as estruturas anatómicas e o seu desenvolvimento, bem como a função geral de ossos, músculos e dentes e a sua relação com o desenvolvimento da face. São avaliados parâmetros como sucção, em caso de lactentes, respiração, mastigação, dicção, desenvolvimento dos maxilares, posicionamento de dentes de leite, análise de espaço nas arcadas dentárias, etc. Os tratamentos nesta fase passam muitas vezes por um correto aconselhamento e tentativa de interceção de hábitos ou outras situações que possam causar alterações nas estruturas faciais. De caracter preventivo, é uma área de grande importância na minimização de problemas ortodônticos e ortopédico faciais.
Esta consulta tem indicação nas seguintes situações:
- Crianças que não fazem a correta pega/sucção no peito materno
- Crianças que adormecem com o biberão
- Crianças que chucham no dedo/chupeta
- Dificuldades de dicção
- Ronco noturno
- Ranger dos dentes
- Arcadas dentárias estreitas/pequenas
- Dificuldades de mastigar/triturar certos alimentos
- Respiração oral
- Perda prematura de dentes de leite
- Traumatismos dentários, etc.
Ortodontia intercetiva:
Esta vertente da ortodontia tem o propósito de prevenir alterações nas estruturas faciais que podem levar a problemas futuros de oclusão. Atua na prevenção do agravamento de discrepâncias ósseas, mau posicionamento dos maxilares e dentes, e parafunções, que, se não intercetadas nesta fase, poderão levar a cirurgias ortognaticas, extrações e tratamento ortodônticos complexos em idades mais avançadas. A abordagem terapêutica visa a condução do crescimento e desenvolvimento dos maxilares à posição correta, bem como a retirada de maus hábitos que podem levar a deformações anatómicas e outras complicações. Após diagnosticado o problema, nesta fase, há uma intervenção com recurso a aparelhos funcionais. A consulta de ortodontia intercetiva está indicada para crianças dos 5 aos 16 anos, nos seguintes casos:
- Uso de chupeta ou sucção no dedo após os 3 anos
- Existência de espaço aumentado entre os maxilares
- Maxilares estreitos ou pequenos
- Retenção prolongada de dentes de leite
- Perda precoce de dentes de leite
- Traumatismos dentários/ósseos
- Falta de espaço para dentes definitvos
- Apinhamentos dentários na dentição de leite e/ou definitiva
- Respiração oral e otras dificuldades respiratórias
- Mordidas/dentes cruzados
- Ronco noturno
- Bruxismo (ranger de dentes)
- Dificuldades de mastigação /trituração de alimentos
- Alterações de dicção
- Prognatismos (projeção) de um dos maxilares
Ortodontia corretiva
A ortodontia corretiva visa a correção de más oclusões, ou seja, correção de de posicionamentos dentários e/ou dos maxilares. Passa pela utilização de aparelhos ortodônticos fixos através de sistemas de barquetes, ou removíveis, através de alinhadores invisíveis, que vão restabelecer a oclusão funcional e a estética, ou seja, permitem levar os dentes a um pocisionamento encaixe entre arcadas que promove uma mastigação, fala e articulação saudável e uma perfeita harmonia do sorriso na dentição definitiva. A consulta de ortodontia está indicada nas seguintes situações:
- Falta de harmonia/estética do sorriso
- Apinhamentos ou “dentes tortos”
- Dentes cruzados
- Prognatismo (pojeção) de um ou ambos os maxilares
- Mordidas profundas e mordidas abertas
- Diastemas (espaços entre os dentes)
- Faltas de dentes por tempo prolongado
- Falta de articulação/encaixe entre os dentes
- Dificuldades de mastigação
- Dores articulares, de cabeça ou cervicais
- Dentes retidos
Aparelhos fixos por sistemas de Braquetes
Na dente.com utilizamos exclusivamente sistemas de braquetes auto ligáveis. O seu princípio baseia-se na cimentação/colagem de peças metálicas sobre os dentes (braquetes) unidos por um arame (arco) que exerce força sobre os dentes forçando o seu movimento. Os sistemas autoligávies utilizam uma tecnologia de baixo atrito, com braquetes com tampas metálicas altamente eficientes e arcos de ligas inteligentes, que permitem um controlo absoluto da força exercida. Comparativamente aos sistemas comuns (em que são utilizadas borrachas de latex para prender o arco, as “borrachinhas coloridas”), são sistemas que causam uma pressão muito mais suave sobre os dentes, sempre de forma continua no intervalo entre consultas, o que se traduz em tratamentos mais eficientes e com menos desconforto devido ao maior controlo da pressão sobre os dentes. São sistemas de braquetes de última geração, que conduzem a tratamentos mais rápidos e com menos efeitos secundários.
Protocolo de ação de consultas de ortodontia: