É a especialidade médica que se ocupa do tratamento de patologias do periodonto, ou seja, que diagnostica e trata os tecidos de suporte dos dentes, como as gengivas e o osso.
A doença periodontal afeta uma percentagem expressiva da população adulta (cerca de 65%) e é normalmente diagnosticada já numa fase tardia, muitas vezes pela ausência de sintomas iniciais. O diagnóstico é feito pelo médico dentista, sendo possível evitar a sua progressão através de visitas regulares ao dentista. Quando não tratada, a doença periodontal conduz à perda de suporte dentário, que leva à mobilidade dos dentes e, que, em casos extremos termina em perda ou extrações de dentes saudáveis. Ou seja, quando não tratada, a doença periodontal evolui e é latamente destrutiva da saúde oral geral.
Na consulta de periodontologia é feita uma análise do periodonto (gengiva, osso e ligamentos) e exames complementares de diagnostico (raio-x) e são indicados os tratamentos necessários com vista a tratar e travar doenças como gengivite e os vários tipos de periodontite.
O paciente com doença periodontal requer um acompanhamento muito próximo, sendo recomendadas visitas regulares para remoção de tártaro e placa bacteriana, um dos fatores de maior relevo para a evolução da doença.